Uma das salas da Biblioteca Dag Hammarskjöld, na sede da ONU em Nova Iorque. Foto: ONU
Uma das salas da Biblioteca Dag Hammarskjöld, na sede da ONU em Nova Iorque. Foto: ONU

 

Bibliotecas e documentos

Desde 1946, a Biblioteca Dag Hammarskjold, que funciona na sede das Nações Unidas em Nova York, distribui documentos e publicações da ONU para usuários do mundo inteiro através do sistema de bibliotecas depositárias. No momento, existem cerca de 400 bibliotecas depositárias, em mais de 140 países.

A ONU conta ainda com um repositório com mais de 900 mil registros. A plataforma é o ponto de acesso global à informação das Nações Unidas, incluindo material histórico e registros contemporâneos. Saiba mais clicando aqui.

No Brasil existem sete bibliotecas depositárias de materiais da ONU, situadas em Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Viçosa. Veja os endereços e contatos de cada uma delas clicando aqui.

Compra de livros e souvenires

Muitas das publicações da ONU podem ser baixadas diretamente da Internet, através do site de Nova York (acesse aqui nossa lista de documentos), uma biblioteca digital com 900 mil documentos à disposição do público (clique aqui) e outras se encontram disponíveis somente para venda. Clique aqui para ver os últimos lançamentos.

Outros itens, como pins, bandeiras, etc., podem ser comprados no site da loja da sede da ONU em Nova York.

 

 


Acesse o repositório em https://digitallibrary.un.org

Filmoteca

Desde 1946, a Biblioteca Dag Hammarskjold, que funciona na sede das Nações Unidas em Nova York, distribui documentos e publicações da ONU para usuários do mundo inteiro através do sistema de bibliotecas depositárias. No momento, existem cerca de 400 bibliotecas depositárias, em mais de 140 países.

A filmoteca do Centro de Informação da ONU possui cerca de 2.000 títulos de produções das Nações Unidas, seus programas e agências. A grande variedade de assuntos apresentados – tais como alimentação, ciência e tecnologia, criança, drogas, direitos humanos, povos indígenas, meio ambiente, entre muitos outros – fazem desta coleção um rico acervo para todos aqueles que querem saber mais sobre as questões abordadas pela ONU.

As produções da ONU pretendem atingir o maior número de pessoas possível. Por isso, além de documentários, que têm como público alvo estudantes de segundo grau, universitários ou adultos em geral, os usuários de nossa filmoteca têm acesso também a filmes de animação onde, através de desenhos animados e muitas vezes sem narração, os assuntos discutidos recebem uma abordagem simples, entendida até por crianças de pouca idade. A grande maioria do filmes é em inglês, espanhol ou francês, porém várias produções do acervo já foram traduzidas para o português.

Os documentários encontram-se disponíveis em diversos formatos: os filmes mais antigos, em 16 mm, e os mais recentes, em DVDs. Para serem utilizados por profissionais, alguns materiais estão também disponíveis em U-Matic e Betacam.

Os filmes que fazem parte do acervo do UNIC Rio podem ser emprestados – gratuitamente – a instituições cadastradas junto à filmoteca. O cadastramento consta de apresentação de solicitação por escrito, contendo os dados completos da instituição (nome, endereço, telefone, e-mail, etc), bem como das pessoas autorizadas a retirar o material. Os documentários podem também ser assistidos por grupos – de no mínimo 10 pessoas e no máximo de 30 – em nosso escritório, prévio agendamento.

Também encontra-se disponível em nossa filmoteca a série de televisão UN in Action (ONU em Ação), na qual o trabalho da ONU no mundo é mostrado através de pequenos documentários de cerca da cinco minutos de duração. Os documentários, em inglês, podem ser vistos clicando aqui.

 

Nosso catálago

No catálogo, os usuários podem encontrar os detalhes técnicos dos documentários e um pequeno resumo dos assuntos abordados em cada um deles. Consulte o catálogo clicando aqui.

Todos os vídeos mais recentes – a partir de 2008 – estão no nosso canal no YouTube (www.youtube.com/onubrasiloficial), onde é possível fazer uma busca em mais de 2 mil produtos audiovisuais de livre uso. Eles podem ser solicitados pelo nosso Fale Conosco ou, no caso dos vídeos a partir de novembro de 2017, baixados diretamente no canal do Vimeo (www.vimeo.com/onubrasil).