Portugal

24 November 2020

Mensagem video sobre o Dia Nacional Dos Engenheiros

É com muito gosto que saúdo a Ordem dos Engenheiros e todos os colegas neste dia tão significativo para os Engenheiros portugueses.

Ao longo de muitas décadas, a Ordem dos Engenheiros tem reunido profissionais de elevado gabarito e tem-se debruçado na contribuição desta profissão para o progresso e o bem-estar da nossa sociedade e do nosso país.

Hoje, o trabalho da Engenharia é essencial na construção de um futuro sustentável, nos esforços no âmbito da ação climática e em muitos aspetos do combate à pandemia da covid-19.

Neste dia, não posso, pois, deixar de sublinhar o papel imprescindível da engenharia em qualquer sociedade e o muito que a nossa profissão contribui para o desenvolvimento de Portugal. 

No que me diz respeito (e agora numa nota mais pessoal), guardo as melhores memórias dos meus estudos de Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Apesar de ter dedicado a minha vida profissional à política e ao serviço público internacional, a minha formação foi-me e é-me muito útil.

Afirmei, já em diversas ocasiões, que se hoje tivesse que entrar para a Universidade sabendo que ia fazer na vida aquilo que efetivamente fiz, eu teria voltado a entrar para o Instituto Superior Técnico.

Orgulho-me dessa minha formação de base e beneficio dela todos os dias ao tentar levar a cabo um dos objetivos primordiais das Nações Unidas que é o de fazer com que a política, as economias e as sociedades funcionem ao serviço das pessoas. 

Continuo engenheiro – talvez de um tipo diferente – mas sempre engenheiro.

As minhas felicitações a todos!

Muito obrigado.