X

HIROSHIMA NAGASAKI DOWNLOAD

MEMÓRIAS DAS AMÉRICAS

SOBRE O PROJETO

X

Este projeto de colaboração entre o artista/cineasta Shinpei Takeda, e do Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento surgiu a fim de destacar o perigo das armas nucleares e de reconhecer que esta é uma história humana com dimensões globais. Estas são as histórias de sobreviventes dos bombardeamentos nucleares de Hiroshima e de Nagasaki que migraram para as Américas.

Todos os vídeos foram filmados, editados e dirigidos por Shinpei Takeda como parte de seu projeto de sete anos de duração, em que ele entrevistou 54 sobreviventes em 7 países.

ARMAS NUCLEARES

X

Até hoje, apenas duas armas nucleares foram usadas em guerras. Uma das bombas destruiu a cidade de Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945 e a outra destruiu a cidade de Nagasaki, no Japão, em 9 de agosto de 1945. Mais de 200 mil pessoas morreram e milhares foram feridas. Uma arma nuclear possui enorme força explosiva que também libera um calor tremendo e materiais radioativos. Elas não só podem destruir ambientes e matar as pessoas, mas também deixar efeitos físicos e psicológicos duradouros na saúde dessas pessoas. Atualmente, ainda há mais de 22 mil armas nucleares no mundo.

COMPANION FILM

X

Este site é baseado no filme "Hiroshima Nagasaki Download" que é um documentário de 73 minutos que destaca a jornada do diretor Shinpei Takeda pelas Américas visitando estes sobreviventes e sua determinação de "fazer o download" deste pedaço importante da história.

TRADUÇÕES

X

A importância de traduzir estes testemunhos para as principais línguas do mundo foi destacado pelo Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon em seu discurso na cerimônia de Paz de Hiroshima, em agosto de 2010.

Serviços de tradução foram gentilmente cedidos pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto no Japão (diversas línguas), Kirill Konin (russo), Takeda Shinpei, e Fatho Milano (árabe).

ARQUIVOS E LINKS

X

A biblioteca de voz Robert Vincent da Universidade do Estado de Michigan nos Estados Unidos tem mais de 50 entrevistas de sobreviventes da bomba atômica; gravações inteiras foram doadas para a biblioteca para uso acadêmico.

O Salão Memorial Nacional da Paz para as Vítimas da Bomba Atômica em Nagasaki tem mais informações e histórias sobre os sobreviventes da bomba atômica que vivem no Japão, bem como nas Américas.

O site dos Hibakusha do Escritório da ONU para Assuntos de Desarmamento tem muitos links sobre o tema.

CONTATOS

X

Shinpei Takeda — st5@atopus.net

Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento
                                          — unoda-web@un.org

Criado pelo artista/diretor Shinpei Takeda
e pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento