Busca
Arquivo browse
CLIQUE AQUI
Links Úteis
Parcerias
Informação para parceiros
Parcerias
Assine
Subscribe to our different RSS feeds Subscribe to our podcast
Ajuda
Perguntas Mais Frequentes
Ajuda
Fale conosco
Diretrizes
 17 agosto 2007
Real Baixar Imprimir

Cerd analisa progresso de países no combate à discriminação racial


Especialistas em discriminação racial encerraram nesta sexta-feira, em Genebra, na Suíça, a 71ª. sessão do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial, Cerd.

Na sessão foram analisados avanços de medidas contra o preconceito em 13 países. O embaixador José Augusto Lindgren Alves, que participa do comitê, explicou à Rádio ONU, de Genebra, os aspectos analisados pelo grupo para avaliar cada caso.

"Ações afirmativas que melhorem a situação e medidas nas mais diversas áreas: educação, saúde, justiça, trabalho, emprego em geral, para aprimorar a situação de discriminação estrutural que basicamente todos os países têm com os grupos não dominantes da sociedade", afirma.

Lindgren Alves também traçou um retrato positivo da República Democrática do Congo, um país que saiu recentemente de um conflito.

"Eles estão tentando manter a unidade nacional, têm procurado garantir o mínimo de desenvolvimento econômico e social. E, também, sem esmagar as características culturais de cada tribo que compõe o conjunto da população congolesa. Eles têm, sobretudo, estimulado a africanidade e a unicidade da população congolesa", explica.

A próxima sessão do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial deve ocorrer em fevereiro de 2008.

Notícias relacionadas

Jovens discutem participação e desenvolvimento em assembléia da ONU

Conselho de Segurança renova missão da ONU no Iraque por 12 meses

ONU pede protecção ao meio ambiente no Dia Mundial dos Indígenas

Xanana promete mudança durante posse como premiê do Timor-Leste

ONU condena violência no Timor-Leste após nomeação de premiê

Outras notícias

Unicef diz que 40% das vítimas do furacão na Jamaica são crianças

Chefe da OMS reúne-se com Lula para debater Cooperação Sul-Sul

Especialistas discutem eliminação de armas biológicas e químicas

Julgamento de ex-líder da Libéria, Charles Taylor, é adiado para 2008

Chefe do Acnur reúne-se com refugiados em Moçambique